75 ANOS DE T.C - cap. 9
el CUADRADO de PEDUZZI
A
PRINCIPIO, O PROJETO DO “EL CUADRADO” ESTAVA VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO “HOT ROD” NOS
MESMOS MOLDES DOS "HOTS AMERICANOS", UM
VELHO CHASSI, UMA CLÁSSICA CARROCERIA RECORTADA E UM MOTOR POTENTE
SUPERALIMENTADO.
ASSIM
NASCIA O “EL CUADRADO”, UM CHASSI CHEVROLET DE 1929 COM A SUA CARROCERIA TIPO
CRISTALEIRA (QUADRADA ) E A PARTE MECÂNICA HERDADA DE UMA “CUPECITA CHEVROLET”
QUE FELIX ALBERTO PEDUZZI HAVIA PILOTADO
E GANHO O GRANDE PREMIO DE T.C ARGENTINO DE 1962.
NA
FASE DE TESTE DO “EL CUADRADO”, O SEU ÓTIMO DESEMPENHO SURPREENDEU A TODOS
AQUELES QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE CRIAR UM “HOT ROD” DE USO CIVIL.
NASCIA ENTÃO NAQUELE MOMENTO, UM NOVO AUTO DE COMPETIÇÃO QUE FARIA PARTE DA POPULAR
CATEGORIA AUTOMOBILÍSTICA DA ARGENTINA,
A “T.C -
TURISMO CARRETERA”.
POR
TER UMA CARROCERIA QUADRADA DE AERODINÂMICA POUCO ORTODOXA PARA OS VEÍCULOS DA
CATEGORIA T.C DA DÉCADA DE SESSENTA (ÉPOCA
EM QUE A CATEGORIA ENTRAVA NUM PROCESSO DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA), O “EL
CUADRADO” SE DESTACAVA ENTRE TODOS OS
DEMAIS.
A DESPEITO DA PENSAMENTO DE MUITOS DE QUE TAL AUTO JAMAIS TERIA UM BOM RESULTADO ESPORTIVO, O RESPEITO PELO “EL CUADRADO” VEIO APÓS A SUA PRIMEIRA E ÚNICA VITÓRIA EM 10/04/1966 NO AUTÓDROMO DE RIO CUARTO NA PROVÍNCIA DE CÓRDOBA A FRENTE DE GRANDE NOMES DA ÉPOCA.
A DESPEITO DA PENSAMENTO DE MUITOS DE QUE TAL AUTO JAMAIS TERIA UM BOM RESULTADO ESPORTIVO, O RESPEITO PELO “EL CUADRADO” VEIO APÓS A SUA PRIMEIRA E ÚNICA VITÓRIA EM 10/04/1966 NO AUTÓDROMO DE RIO CUARTO NA PROVÍNCIA DE CÓRDOBA A FRENTE DE GRANDE NOMES DA ÉPOCA.
A
FALTA DE AERODINÂMICA DA SUA CARROCERIA QUADRADA, ERA COMPENSADA POR ELA SER
MUITO LEVE (APESAR DE BEM REFORÇADA) , POR UM CHASSI EXTREMAMENTE FLEXÍVEL QUE
PERMITIA UMA BOA DIRGIBILIDADE E; UMA ÓTIMA RELAÇÃO PESO POTÊNCIA EM RELAÇÃO AOS
SEUS RIVAIS DE PISTA.
UMA
DAS CARACTERÍSTICAS MAIS INTERESSANTE DO “EL CUADRADO”, ERA DE QUE O PROJETO DA
SUA SUSPENSÃO FORA FEITO CONSIDERANDO APENAS A PARTICIPAÇÃO DO CARRO EM CIRCUITOS
TIPO “AUTÓDROMOS”, ONDE A MAIORIA DAS CURVAS ERAM SEMPRE A DIREITA.
EM RAZÃO DE INUSITADO FATO, O “EL CUADRADO” NÃO PARTICIPAVA DE CORRIDAS EM CIRCUITO DE RUA OU ESTRADA, PELO RECEIO DO MESMO SE DECOMPOR.
EM RAZÃO DE INUSITADO FATO, O “EL CUADRADO” NÃO PARTICIPAVA DE CORRIDAS EM CIRCUITO DE RUA OU ESTRADA, PELO RECEIO DO MESMO SE DECOMPOR.
ESTE
MODELO NAS MÃOS DE RICARDO PEDUZZI ( FILHO DE
FELIX, O DONO DA "CUPECITA" QUE FORNECEU A PARTE MECÂNICA PARA O “EL
CUADRADO”), POR MUITO TEMPO PARTICIPOU
DE COMPETIÇÕES DO CAMPEONATO ARGENTINO
DE T.C, SEMPRE COM DESEMPENHO EXCEPCIONAL CONSIDERANDO SEUS OPONENTES DE TECNOLOGIA MAIS ATUALIZADA, ATÉ QUE EM 1969, O REGULAMENTO NÃO PERMITIRIA MAIS A SUA PARTICIPAÇÃO EM
COMPETIÇÕES DO CAMPEONATO ARGENTINO DE T.C.
COM
A PROIBIÇÃO, A PRIMEIRA IDÉIA DE RICARDO PEDUZZI ERA VENDER O “EL CUADRADO” O CARRO QUE
HAVIA SE TORNADO UM DOS “AUTOS MAIS
EMBLEMÁTICOS DA T.C ARGENTINO”.
NÃO
MUITO CONVENCIDO DA IDÉIA INICIAL DE VENDER O “EL CUADRADO” POIS O MESMO HAVIA LHE DADO
GRANDES RECORDAÇÕES E ALEGRIAS, RICARDO PEDUZZI
SUBSTITUI O MOTOR CHEVROLET SEIS CILINDROS, POR UM TORNADO
INTERCEPTOR DE 7 BANCADAS E PARTICIPA DO " CAMPEONATO ZONAL - TORNEO T.C DEL OESTE DE
1972 " SAGRANDO-SE VENCEDOR DO MESMO.
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